sábado, 10 de maio de 2008

Secretaria do Trabalho, Ação Social e Cidadania

Proteção Social Básica

Dentro deste eixo de atendimento a Secretaria de Ação social desenvolve os seguintes Projetos e ações:

ASEF: Tem como objetivo garantir atendimento e estimular o desenvolvimento integral as crianças de 0 a 6 anos e suas famílias e promover apoio e orientação às famílias sobre crescimento e desenvolvimento infantil. Este projeto funciona através de 06 núcleos fixos que atendem nos seguintes locais: Abengruta, CRAS Nossa Senhora de Fátima, CRAS Nossa Senhora de Lourdes, Colégio Municipal, Cacimba Funda e Canoa Quebrada, e através de uma brinquedoteca itinerante que atende semanalmente nas seguintes comunidades: Lago dos Porcos, Pedregal, Córrego dos Fernandes, Baixio, Katu Vilane, Córrego do Retiro, Lagoa do Mato, Cantinho de Cima, Outeiro, Sítio Volta.

Projeto Pequeno Cidadão: Objetiva estimular o crescimento e desenvolvimento integral de crianças de 0 a 6 anos e suas famílias, e combater a desnutrição infantil.
Localidades beneficiadas:. O Projeto Pequeno Cidadão funciona nas localidades de Majorlândia, Quixaba e São Chico, prestando atendimento à 100 crianças em cada núcleo



Projeto
Jovem Aprendiz:Temcomo objetivo contribuir para a inserção de adolescentes e jovens de 16 a 24 anos no mercado de trabalho, possibilitando a efetivação da lei da aprendizagem. Através de capacitações, encaminhamento para empresas locais, supervisão dos aprendizes nas empresas, acompanhamento familiar.Projeto Espaço Jovem: Tem como objetivo geral colaborar para a formação dos adolescentes e jovens como promotores, mobilizadores e reivindicadores de seus direitos, promovendo o protagonismo juvenil. Os adolescentes realizão oficinas temáticas sobre assuntos relevantes ao público adolescente, promoção e participação em espaços de discussão.



Programa de
Atenção Integral à Família – PAIF: Este Programa tem como objetivo promover o acompanhamento sócio-assistencial as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade em função da pobreza e de outros fatores de risco e exclusão social.
Estas
famílias são atendidas através dos Centros de Referência da Assistência Social – CRAS. Atualmente o município dispões de 04 CRAS, sendo: CRAS 01 – Nossa Senhora de Fátima, CRAS 02 - Nossa Senhora de Lourdes, CRAS 03 (região das lagoas e adjacências)E CRAS 04 (região do litoral e adjacências)

Proteção social Especial

CREAS: Seu principal objetivo é proporcionar atendimento especializado às vítimas de violência, com a finalidade de fortalecer a auto-estima, reduzir os danos e contribuir na defesa dos direitos da cidadania.

Programa de Erradicação do
Trabalho Infantil – PETI: Busca erradicar o trabalho infantil, retirando crianças e adolescentes (07 a 15 anos de idade) da situação de trabalho através de sua inserção em ações sócioeducativas e de convivência no contra turno escolar.
As Ações sócio-educativas são realizadas nas localidades de Baixio, Cajueiro, Pedregal, Outei
ro, Nova Esperança, Sede, Cacimba Funda e São Chico.


Casa de Acolhida Temporária:
Tem como objetivo acolher crianças de 0 a 12 anos que estão temporariamente com os vínculos familiares rompidos por violação dos direitos, envolvendo casos de violência intra-familiar.

Vigilância Social


Projeto Conhecer para Transformar: Tem por objetivo a realização de um diagnóstico da realidade das crianças e adolescentes no município e a elaboração de propostas de ação voltadas à garantia dos direitos dessa população.

Observatório da Infância: objetiva institucionalizar a prática intemunicipal e intersetorial referente ä implantação/ implementação deuma política para infância através de um consórcio público intermunicipal.






Conselho Tutelar: Tem como objetivo zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes na perspectiva de efetivar a Lei 8.069 /1990 do ECA.

Cadastro Único:
Visa identificar e cadastrar todas as famílias em situação de pobreza com renda per capta igual ou inferior à ½ salário mínimo.

Um comentário:

Unknown disse...

Aracati está de parabéns com a chegada deste novo projeto da secretaria de ação social com parceria do banco real.O PROJETO PEQUENO CIDADÃO,é um projeto de grande valor,sendo referência para Aracati,como para as comunidades que foram beneficiadas,este projeto causou um grande impacto,onde se é possivel reconhecer que houve melhoria na qualidade de vida das famílias dos usuários que frequentam os projetos de Majorlandia,Quixaba e São Chico.Parabéns Aracati!!!