terça-feira, 20 de maio de 2008

PROGRAMAS/PROJETOS E SERVIÇOS MONITORADOS PELO CMDCA

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Aracati - CMDCA, realiza mapeamento dos Programas, Projetos e Serviços desenvolvidos pelo Governo Municipal na área da infância.


Secretaria de Saúde

Controle Social

  • Instalação do Comitê de Mortalidade Infantil;
  • Instalação das Comissões de Maus Tratos que foram efetivadas em 2006 nos hospitais da rede municipal e em todas as unidades de saúde do município;

Atenção Básica de Saúde

  • Incentivo ao aleitamento materno exclusivo como prioridade na manutenção do crescimento de qualidade de crianças de 0 a 4 meses de vida.
  • Avaliação do Crescimento e Desenvolvimento (C&D) infantil pelas equipes de PSF nas áreas de abrangências.
  • Serviço de referência especializada no SPA (Serviço de Pronto Atendimento) que funciona de 7h às 22h, de maneira intensiva com a oferta dos seguintes atendimentos pediátricos: - Puericultura de 0 a 1 ano; - Crescimento e desenvolvimento de 1 a 12 anos; - Terapia de Reidratação Oral – TRO; - Campanhas de Multivacinação; - Aerosoterapia; - Dispensação de medicamentos e psicotrópicos com fichário específico; - Atendimento Odontológico.
  • Em relação à cobertura vacinal do município, conforme dados fornecidos pelo Programa Nacional de Imunização, em sua coordenação municipal, é de mais de 95%, como preconiza o Ministério da Saúde. Vale salientar que em 2006 foi introduzido no calendário vacinal das crianças menores de 1 ano, a aplicação da vacina contra rotavírus (vírus causador de diarréia).
  • Ações diretivas a saúde da mulher cujo objetivo maior é prestar uma assistência de qualidade, continuada e efetiva, impactando na saúde de crianças e adolescentes, tendo como unidade de referência o Centro de Saúde Reprodutiva que tem como principal objetivo realizar atendimentos referenciado à gravidez de alto risco, consultas ginecológicas, obstétricas, planejamento familiar, prevenções ginecológicas e atendimentos a casos de DST´s encaminhados dos PSF e abrange ainda consulta m Fonoaudiólogica, orientação farmacêutica, exames citológicos realizados a livre demanda e exames de ultra-som, todos com indicações médicas.
  • Instalação de 05 Unidades Básicas de Saúde com recursos do PROARES, localizadas na Sede – PSF N.S.de Fátima, Barreira dos Vianas e Santa Teresa, Cabreiro e Outeiro.

Atenção Especializada de Saúde

  • Implantação do Centro de Especialidades Odontológicas.


Um comentário:

Harley disse...

Bom dia. Preciso muito saber o numero do CNPJ do CMDCA de Aracati...quem poderia por favor informar?
Harley Vieira - Belo Horizonte/MG